prevenir ou remediar

Estudo de caso: Queimadura em unidade básica em Canela na Serra Gaúcha tratada com Oxyflower

Estudo de caso: Queimadura em unidade básica em Canela na Serra Gaúcha tratada com Oxyflower

FONTE: Artigo do XI Jornada Brasileira de Queimaduras

30 de Maio de 2019.

– Cristina de Cassia Faria Moura: Regina Helena Medeiros

Prefeitura Municipal de Canela; Universidade de Caxias do Sul

Objetivo: 

– Proporcionar ao paciente na atenção básica que sofreu queimadura um tratamento de qualidade, com uso de curativos alternativos.

– Descrever os efeitos da terapia Oxyflower (fitoquântico) em queimaduras de 1° grau.

Métodos:

Estudo de caso, acompanhado por equipe multiprofissional em janeiro de 2019, na rede municipal de saúde da serra gaúcha Canela, com autorização da instituição e do paciente, incluindo-se a liberação de fotos. Os dados foram registrados diariamente em prontuário eletrônico da unidade e houve registro fotográfico a cada três dias das lesões.

Resultado:

Paciente, 51 anos, masculino, sem doença de base, vítima de queimadura de 1° e 2° graus por álcool em face, orelhas, região torácica e dedos das mãos. Os curativos foram realizados após consulta inicial na unidade básica, utilizando-se o curativo aberto com o gel de Oxyflower na face e mãos, onde era a lesão de 1° grau. Nestes locais houve crostas, sangramento superficial e pequena quantidade de necrose de liquefação. O gel Oxyflower era utilizado quatro (4) vezes ao dia, após limpeza com soro fisiológico à 0,9%. Com o uso do Oxyflower gel houve diminuição da dor, do edema e as lesões cicatrizaram em 30 dias. Nas lesões de 2° grau no tórax foi utilizado placa de hidrofibra com prata, com permanência de até 4 dias, no leito da lesão e retirada, conforme saturação, pela enfermeira.

Conclusão:

O processo de introdução das TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES DOS SUS, tem se mostrado eficaz, apesar da pouca adesão. As comprovações científicas constroem o meio ético para a divulgação e conscientização objetivando fomentar a sua implementação. A terapia vibracional representa uma grandiosa conjunção histórica de dois métodos milenares e profundamente holísticos de cura: a fitoterapia, e as essências florais, de maneira frequencial, que possuem um alcance inigualável no reequilíbrio psíquico, comportamental e espiritual. O Oxyflower, aciona as enzimas antioxidantes endógenas e desencadeia os processos fisiológicos benéficos da respiração celular e estimula a oxigenação e cicatrização. Desta forma, o presente estudo de caso tem como objetivo o sucesso obtido no tratamento da Queimadura utilizando a terapia vibracional frequencial como práticas complementares ao tratamento alopático prescrito em unidade de saúde de um município da Serra Gaúcha no Estado do Rio Grande do Sul. Assim, minimizando dor, traumas, custos e melhora em seu quadro clínico para que, o mesmo retorne ao seu cotidiano mais rapidamente e sem traumas.

Referências:

AQUINO, SILVA, S.R.; MORAIS JUNIOR, S.L.A; BARBOSA L.R. Diagnóstico de enfermagem como norteadores do cuidado de enfermagem ao paciente grande queimado. Revista feridas, 2016, 03 (19): 646-653.

OLIVEIRA, F.F.L.; SANTOS, E.L.; PEIXOTO, A.; MORAIS JÚNIOR, S.L.A. A sistematização da assistência de enfermagem como instrumento básico do cuidar do paciente do paciente queimado. Revista feridas, 2016, 03 (17): 588-596.

VADE. Mecumdas Essencias Vibracionais.:2007,

FERRO. D. Fitoterapia: conceitos clínicos. Editora Atheneu. São Paulo, 2008.

Confira outros artigos em nosso blog

cuidados com a saúde