04 fev Programação da Gestação Saudável
Artigo escrito pelo Professor Gabriel de Carvalho
A gestação é uma oportunidade única na vida de começar tudo da maneira certa.
Quantas vezes desejamos “começar de novo”?
Quantas vezes desejamos voltar lá atrás e mudar alguma coisa, para que o final fosse diferente?
É sobre isso que falarei aqui.
Programe a gestação, para que tudo saia da melhor forma possível!
Ganho de peso excessivo? Náuseas, vômitos e emagrecimento? Intestino sem funcionar e até hemorróidas? Hipertensão e diabetes gestacional? Parto prematuro?? Meu filho com problemas de má formação? Bebês que ficam na UTI, com infecções? Bebês com múltiplas alergias, refluxo, usando muitos medicamentos e antibióticos?
É só uma pequena lista de tudo o que pode ocorrer neste período tão esperado, desejado.
Ninguém quer sequer pensar ou comentar isso, mas como você sabe, são todos problemas muito freqüentes. Claro que não todos ao mesmo tempo, mas mesmo assim, que geram desde um desconforto temporário até mudanças permanentes na vida da mãe e/ou da criança.
Você sabia que o que você come e quanto você come pode determinar se cada um destes problemas vai ocorrer ou não?
1 – Como iniciamos a Programação da Gestação Saudável?
O primeiro passo na programação da gestação é uma avaliação de que aspectos precisam ser otimizados na alimentação da mãe e do pai. Como cada pessoa come de forma diferente e tem genes diferentes, aquilo que precisa ser otimizado é absolutamente único.
2 – Como “avaliar” o que precisamos para uma ótima gestação, sem problemas e com muita saúde?
Para esta avaliação, nos valemos de uma série de ferramentas:
- A Anamnese Nutricional(na prática, a “consulta”, ou “perguntas” que fazemos na consulta é assim chamada) é fundamental para identificar
- Os hábitos alimentares atuais
- Os hábitos alimentares do passado
- A motivação para mudança / melhora da alimentação
- As queixas de saúde, bem como sua origem / história
- Exames bioquímicos(sangue e urina)
- Para avaliar vitaminas
- Para avaliar minerais
- Para avaliar metais tóxicos, que invariavelmente estão presentes, e em quantidade maior, devem ter sua quantidade no corpo reduzida ANTES de se comer sequer a tentar engravidar, para evitar o transporte para a criança;
- Para avaliar outros biomarcadores extremamente úteis na avaliação global de saúde e prevenção de problemas que possam ocorrer ao longo da gestação
3 – Quais os benefícios da Programação da Gestação Saudável?
A Nutrição Funcional oferece a você a possibilidade de “trabalhar”, programar os genes da mãe e do pai da melhor forma, gerando resultados reais, ou seja: reduzindo a expressão dos genes associados a “doenças” e otimizando a expressão de genes associados à saúde!
Com aquelas avaliações somadas, conseguimos estruturar uma intervenção para MAXIMIZAR A EXPRESSÃO GENÉTICA DO BEBÊ, reduzindo alergias e aumentando a inteligência (o que está comprovado por diversos estudos com seres humanos) e ainda possivelmente tornar a criança mais alegre, reduzir o risco de obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, demência e muitas outras!
Para a mãe, um ganho de peso adequado na gestação, prevenção da hipertensão (que pode levar até ao parto prematuro) e do diabetes gestacional, otimização da saúde gastrintestinal, prevenção e tratamento das estrias e muito mais!
Lembra de todos aqueles “inconvenientes” que citei no início?
Ganho de peso excessivo? Náuseas, vômitos e emagrecimento? Intestino sem funcionar e até hemorróidas? Hipertensão e diabetes gestacional? Parto prematuro?? Meu filho com problemas de má formação? Bebês que ficam na UTI, com infecções? Bebês com múltiplas alergias, refluxo, usando muitos medicamentos e antibióticos?
Todos podem ser eliminados ou minimizados com o adequado preparo!! Então, pra que arriscar?
Através da Nutrição Funcional, a Programação da Gestação Saudável oferece a possibilidade de aumentar a chance e o tempo vivido com felicidade e alegria no seu futuro. Como? Tornando sua vida e de sua tão amada família mais saudável, com menos despesas com medicamentos, e com menos estresse relacionado a doenças, você tem dúvida que passará mais tempo sorrindo?
4 – Quando devemos iniciar a Programação da Gestação Saudável?
A mãe deve começar o tratamento, no mínimo 6 meses antes da data em que se desejam iniciar as tentativas de engravidar. O preparo do pai, que fornecerá os outros 50% do material genético do bebê, também deve ser feito, e deve iniciar pelo menos 6 meses antes da primeira tentativa de engravidar sua parceira.
5 – E se já estou grávida?
Se você já está grávida, não se desespere, muito ainda pode ser feito! Marque uma consulta imediatamente e começaremos já a otimizar toda a Nutrição Materna e Fetal, para que consigas minimizar problemas e otimizar saúde.
Lembre-se que seu destino está nas suas mãos. Em cada garfada, você está determinando seu futuro! Respeite seus genes, pratique Nutrição Funcional.