fbpx

Doenças Ginecológicas à Luz da Iridologia e Naturopatia

Doenças Ginecológicas à Luz da Iridologia e Naturopatia

Artigo escrito por Dr. Edomar da Cunha.

Doenças femininas ginecológicas constituem uma das grandes queixas dentro dos consultórios de iridologistas. Muitas mulheres tentam na naturopatia buscar esperança de cura para as suas queixas. Na minha experiência, as três queixas de doenças femininas mais comuns são: ovários policísticos, miomas uterinos e endometriose.

A Síndrome do Ovário Policístico (SPO) é  caracterizada pelo desequilíbrio dos hormônios sexuais femininos. Aumentando os hormônios andrógenos e acarretando muitos sintomas. Dentre eles, destacam-se alterações no ciclo menstrual, crescimentos de pêlos anormais, acne mais severa e o surgimento de pequenos cistos.  Estes podendo provocar até infertilidade feminina. São reconhecidos como causas, alterações endócrinas, principalmente nas glândulas Adrenais, Hipófise e sobretudo no Hipotálamo.

Outro consenso já na medicina convencional é sua íntima relação com a resistência insulínica. A resistência insulínica é o grande vilão da atualidade,pelo carboidratolismo que se vê no estilo de alimentação moderna.

Já os Miomas uterinos ou Miomatose uterina são considerados problemas de saúde pública. Estão presentes em 20-30% das mulheres em idade fértil e em 40% das mulheres acima dos 40 anos de idade. É caracterizado por um aumento ou engrossamento da parede uterina. Ele formam nódulos na musculatura do útero. Originam uma série de consequências, entre elas: dor pélvica ou no baixo ventre; hemorragias uterinas; anemia devido a perda excessiva de sangue na menstruação; incontinência urinária e problemas intestinais por pressão mecânica; até infertilidade.

Embora na medicina convencional eles ainda não tenham uma causa específica para o surgimento de miomas, também dentre muitos médicos já há um reconhecimento de que as proteínas animais agravam estas doenças, bem como uma alimentação vegetariana favorece o seu desaparecimento ou pelo menos o alívio de seus sintomas. E quanto a Endometriose, esta tem tirado a qualidade de vida de muitas mulheres, pois quase sempre vai acompanhada de muito sofrimento físico e por consequência, também emocional. Ela é caracterizada por parte do endométrio (o tecido que reveste a parte interna do Útero), fora da cavidade uterina, espalhando-se para as adjacências de outros órgãos como a bexiga, ovários, trompas, e até nas paredes externas dos intestinos, provocando aderências e cicatrizes, geralmente acompanhadas de um quadro de muita dor na menstruação (dismenorréia), cólicas, muitas vezes amenorreia ou supressão da menstruação e finalmente levando a infertilidade.

Qual a causa da Endometriose?
Nem a própria medicina diagnóstica convencional tem uma resposta certa para ela. São atribuídas causas hormonais, genéticas, refluxo da menstruação, autoimunidade e outras ou ainda uma soma de vários fatores causantes.

Mas qual é a visão da iridologia e da naturopatia para todas estas disfunções no aparelho reprodutor feminino?
Bem, dentro do velho princípio de que não existem doenças, mas sim, doentes, ou não existem doenças,mas sim disfunções, entendemos que estas manifestações clínicas apresentadas acima, são resultados de uma vida antinatural que levamos nas últimas décadas,que tem mexido fortemente com o sistema hormonal feminino. E a iridologia especialmente tem derramado bastante luz sobre todas estas disfunções. Na nossa experiência, temos encontrado repetidos quadros desses ligados a fortes indicativos na íris de alterações glandulares, começando por alterações do Hipotálamo, hipófise, tireoide, adrenais e ovarianas. Como temos encontrado ultimamente pessoas com alterações endócrinas! Isso tem me feito pensar muito e investigar as suas causas. A conclusão a que temos chegado é que isso tem sido em grande parte o resultado de uma alimentação artificial, com muita proteína animal, de animais cuja produção tem sido estimulada por rações complexas que super estimulam os hormônios animais. E outra forte correlação que temos visto na iridologia é das alterações no sistema reprodutor com as alterações anatômicas e funcionais dos intestinos.

Alterações anatômicas?
Isso mesmo. Temos visto que as pessoas com alterações na conformação anatômica intestinal, como nos casos de prolapso acentuado do cólon transverso, causando compressão mecânica do Ceco e do Sigmoide e consequentemente do útero, ovários, trompas e bexiga, geralmente apresentam estas alterações que estamos discutindo sobre as disfunções ginecológicas. De igual modo, também temos relacionado estas alterações com um cólon espástico, ou seja, com um intestino cheio de espasmos, estreitamentos no seu lume ou até também num intestino com muitos abaloamentos, saculações, ao longo de sua conformação anatômica. Isto porque as alterações anatômicas dos intestinos por si só já favorecem o retardo no esvaziamento dos intestinos e a disbiose intestinal, que tem como consequência um aumento acentuado da permeabilidade intestinal com seus reflexos em todas estas estruturas glandulares. Juntando se a isso, temos ainda o fator da falta de fibras, dos alimentos refinados e também dos produtos artificiais, cheios de produtos químicos, de açúcar branco e, principalmente do uso do leite seus derivados, bem como da carne e derivados, os quais todos combinados, favorecem a já mencionada disbiose intestinal e todas as suas implicações.

O mais interessante é que temos atuado com uma terapia de correção e normalização de todas estas disfunções, com o uso de alimentos específicos. Também contamos com as novas descobertas dentro da trofoterapia, fitoterapia, terapia nutricional, medicina quântica e etc. O resultado  que temos, além do alívio feminino, é o retorno da alegria para muitos casais com o nascimento bebês saudáveis. E isto não é um caso ou outro apenas, mas muitos casos repetidos ao longo de nossa experiência. Portanto, dirigindo estas palavras especialmente para as mulheres, não percam a esperança. A solução pode estar ao seu alcance bem mais perto do que vocês imaginam. É necessário dar um voto de confiança à Naturopatia e à Iridologia e dar tempo para que seus corpos sejam desintoxicados, nutridos adequadamente e normalizados.

Confira mais artigos, como este, no nosso blog