04 fev Cabelos saudáveis: saiba a importância de nutri-los
Artigo escrito pela Nutricionista Maribel Melos.
Lindas madeixas dependem de uma nutrição adequada, basta saber que a desnutrição protéico-calórica pode ser avaliada pela textura, pigmentação e resistência a queda dos fios. Cabelos saudáveis são essenciais para estar bem consigo mesma.
Para entender o quanto a nutrição interfere na saúde e beleza dos cabelos, precisamos saber que os seguintes nutrientes são fundamentais para manter o desenvolvimento, crescimento e resistência dos fios:
- 7 minerais – zinco, cobre, ferro, iodo, silício, cálcio e magnésio;
- 20 aminoácidos;
- Omega 3 e 6;
- 6 vitaminas – ácido pantotenico, biotina, piridoxina, vitamina C, vitamina A;
- Carotenóides e antioxidantes que evitam a queda e fraqueza dos fios.
A necessidade destes nutrientes se faz porque para constituição dos fios precisamos das proteínas e estas devem ser digeridas e metabolizadas até liberarem apenas aminoácidos que são responsáveis pela formação dos fios.
Minerais:
Zinco – é constituinte do DNA celular, sendo responsável pela multiplicação de células, logo, para formação de novos fios. Além disso, o zinco ajuda na formação do colágeno.
– Fontes Alimentares – frutos do mar, carnes vermelhas, castanhas, amêndoas e nozes;
Cobre – faz a síntese do colágeno que dá estrutura ao fio;
– Fontes Alimentares – caju, castanhas, frutos do mar, semente de abóbora e girassol, manga, abacate, sardinha, lentilha, ervilha;
Ferro – está envolvido com a divisão celular que favorece o desenvolvimento dos fios;
– Fontes Alimentares – carnes, feijões, vegetais folhosos escuros – lembrando que para sua boa absorção precisam ser consumidos com frutas cítricas;
Silicio – importante na regeneração e síntese de fibras colágenas, mantém a hidratação dos fios;
– Fontes Alimentares – vegetais, cereais integrais com destaque a aveia, maior fonte de silício.
Cálcio e Magnésio – são nutrientes fundamentais para que os demais nutrientes penetrem nas células, fazendo o papel de carreadores de todos os nutrientes e fornecer energia as células para sua renovação;
Iodo – mantém o funcionamento tireoidiano que pode interferir na velocidade do metabolismo e renovação de células.
Lembrar que a água mantém a hidratação dos fios e mantém a cutícula do cabelo
Ácidos graxos essenciais, como omega 3 e 6, são necessários para manter a membrana celular fluida, e com isso se mantém a elasticidade e brilho do cabelo.
As vitaminas são responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento do fios, e seu fornecimento depende de uma dieta variada e colorida, rica em frutas e vegetais.
Em resumo: quando a dieta alimentar é variada, colorida e rica em alimentos vivos, nosso cabelo responde de forma saudável, apresentando-se resistente e brilhante. Assim, deixamos os nossos cabelos saudáveis e melhoramos a auto-estima.